quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pesquisa in loco - Calçadão de Araranguá 25/08/2011

Essa pesquisa foi realizada afim de conseguirmos perceber certos critérios das vitrines no calçadão em Araranguá. Realizada com a instrução da Prof.ª Ursula, TMO21.


* Percepção de público
As vitrines analisadas conseguiram de modo geral transmitir qual seu público alvo e qual público quer atingir, desde o masculino e feminino jovem/adulto até infantil e lojas de calçados que em especial abrangem praticamente todos os públicos.


* Percepção de estilo
A maioria das vitrines buscam tendências e procuram estar no modismo, antenados nas cores, formas e tecidos. Algumas trabalham com o casual, social, clássico, mas oque mais se vê é o estilo daywear. Sempre procurando manter o estilo proposto pela marca.


* Cores
Sempre procurando de certa forma unir as cores, formando uma harmonia visual, trabalhando com as tendências de estampas como floral, xadrez e listras. E sem faltar os tons pastéis, muitas apostaram também em cores vibrantes. Mas sempre dando uma impressão de "casamento" entre as cores.


* Composição visual
Algumas lojas se mostraram muito competentes neste assunto, fazendo a junção de peças expostas com acessórios e transformando em uma harmoniosa vitrine, onde se torna bonita e interessante, e ao mesmo chamando a atenção do público. Mas tem outras que fazem como chamamos de "bagunça" na vitrine, misturando varias peças e algumas vezes causando uma poluição visual. 


* Produtos expostos
A maioria estavam com a coleção de Primavera/Verão, mas sempre com algum cardigã ou alguma peça mais fechada que mostrava ser meia estação. Outras estavam com a coleção de Outono/Inverno que aparentava atraso em vista de outras vitrines. Mas em relação a exposição de objetos como carteiras, bolsas, cintos.. Estavam de acordo com a proposta apresentada.


* Preços
A grande maioria das lojas não continham preços nas vitrines ou somente em algumas peças, e isso é uma falta grave pois além de ser obrigação de cada loja o lojista tem o direito de saber quanto vale aquela peça que tanto gostou ao olhar para uma vitrine.


Foi de grande valor fazer estas análises, pois ganhamos informações de como realmente devemos observar quando olhamos uma vitrine e quais os pontos certos em relação a criticas e elogios. Respeitar cada estilo e público proposto pela marca, e compreender se caso não nos identificamos com a mesma.


Espero que gostem, ;* Ana.

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